OS DESFILES MAIS ICÔNICOS DO CARNAVAL DE SP

Ao longo de décadas de desfiles de escolas de samba em São Paulo, várias apresentações apoteóticas levantaram as torcidas e entraram para a história do Carnaval paulistano. Confira uma lista especial que preparamos com os 10 maiores desfiles da Terra da Garoa, segundo nossos especialistas!

Icônicos!

GAVIÕES 1995

"Coisa boa é para sempre", conhecido popularmente pelo verso do samba "Me dê a mão, me abraça" foi uma verdadeira catarse no Anhembi e deu o primeiro título da história da Gaviões da Fiel.

NENÊ 1985

O Carnaval de SP de 1985 foi muito emblemático: além de levar o título, a campeã seria convidada para desfilar na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. E tal honra coube a Nenê de Vila Matilde, com seu histórico "O Dia que o Cacique rodou a baiana aí ó!"

ROSAS 1992

Quando o Rosas de Ouro decidiu homenagear a cidade de São Paulo no Carnaval de 92, certamente não tinha a dimensão do que viria acontecer. Um desfile primoroso, embalado por um samba que é quase o hino de SP levaram o título para Brasilândia.

CAMISA 1977

O Camisa Verde e Branco quebrou fronteiras em 1977. Além de um desfile histórico, o samba "Narainã" foi um dos primeiros do Carnaval paulistano a ficar na boca do povo fora do período do carnaval, perdurando até hoje.

VAI-VAI 1982

O carnaval de 1982 foi histórico para São Paulo. Com uma suas melhores safras de samba enredo, a folia paulistana foi do mais alto nível, e vencido pelo histórico "Eterno Amanhecer" do Vai-Vai.

PERUCHE 1989

O Peruche montou uma das equipes mais fortes da história dos desfiles paulistanos em 1989. Simplesmente Joãozinho Trinta, Jamelão e Eliana de Lima no poderoso enredo e sambaço "Os Sete Tronos dos Divinos Orixás". Terminou com o vice-campeonato.

GAVIÕES 2002

Provavelmente o desfile crítico mais lembrado da história do carnaval de SP, "Xeque-Mate", da Gaviões da Fiel, veio cobrando um país melhor num momento decisivo de sua história.

ROSAS 2005

O "Mar de Rosas" de 2005 não poderia passar de maneira mais perfeita pelo Anhembi. Além de um samba marcante e muita emoção, a Roseira proporcionou uma das imagens mais lindas da história do carnaval: até o céu ficou cor de rosa para ver a escola desfilar.

IMPÉRIO 2005

Não foi o Rosas que levou em 2005, mas sim outro desfile histórico. Com uma das plásticas mais belas e luxuosas da história e uma mensagem forte, o Império de Casa Verde levou o título com o enredo "Brasil: se Deus é por nós, quem será contra nós?"

VAI-VAI 2011

O desfile "A Música Venceu" ser tão brilhante quanto o nome do enredo. Numa das maiores apoteoses do Anhembi, o Vai-Vai ganhou o título de 2011 ao homenagear o brilhante maestro João Carlos Martins, que emocionou a todos ao "reger" a escola.

MOCIDADE 2012

Para exaltar o centenário de Jorge Amado, a Mocidade Alegre trouxe o livro "Tenda dos Milagres" para o Anhembi. E a escolha não poderia ser mais assertiva. Num desfile perfeito do início ao fim, a Morada do Samba levou o título e entrou para história.

VAI-VAI 2015

Última catarse do Carnaval de São Paulo, "Simplesmente Elis" já tinha cara de título desde a primeira vez que o refrão "Ah hê, ah êa, ah hê" foi cantado no Anhembi. Dito e feito, um verdadeiro sacode da Saracura.