O zagueiro Manoel do Fluminense foi suspenso pelo Conmebol por oito meses por ter testado positivo para a substância ostarina. Porém, agora o jogador entra na sua última semana de suspensão e poderá voltar a atuar com a camisa do Fluminense.
Assim, o jogador pode voltar a ser relacionado tanto para os jogos da Recopa com a LDU, quanto para os clássico com o Flamengo e o Botafogo pelo estadual. A decisão será da comissão técnica.
Manoel foi suspenso preventivamente por doping em junho do ano passado depois de testar positivo para a substância “ostarina” após um exame realizado após a goleada por 5 a 1 em cima do River Plate, no Maracanã, pela fase de grupos da Conmebol Libertadores no dia 2 de maio. Ele nem havia entrado em campo na partida, mas foi sorteado pela entidade.
Afastado do clube pela punição, o zagueiro teve que ficar mantendo a forma física com um personal trainer em atividades na praia e em casa.
Ele foi liberado para se reapresentar ao Fluminense no meio de dezembro do ano passado, mas como o time estava na Arábia Saudita, para a disputa do Mundial de Clubes, o zagueiro foi reintegrado no começo de janeiro de 2024. Desde então, vem treinando para estar apto para jogar ao fim da punição.
A ostarina é uma substância que influencia diretamente nos receptores ligados aos hormônios androgênicos, em especial a testosterona. A substância tem ação anabolizante, aumenta a massa muscular, a força e a performance.